A origem do PROAUDIO Studio remonta ao grupo musical cearense Quinteto Agreste que existiu entre os anos de 1974 e 1987. Esse grupo cultivava a música popular brasileira em suas origens essencialmente nordestinas, passando por influências de diversos gêneros inclusive o rock. Desse grupo participou o músico Marcílio Mendonça desde o ano de 1975 até o seu final em 1987. Posteriormente o grupo veio a se reestruturar.
Sempre interessado na sonoridade do grupo, ele, baixista e vocalista, juntamente com seus companheiros, valorizava muito esta particularidade, culminando na aquisição de excelentes instrumentos e equipamentos apesar da grande dificuldade naquela época de se adquirir qualquer que fosse o equipamento de boa qualidade.
Ao observar que no Ceará não havia ainda um estúdio que gravasse em multipistas (vários canais), obrigando vários artistas (inclusive o Quinteto) a se deslocar para o sul do país para realizar o sonho de gravar um LP, surgiu o seu interesse em gravação de estúdio Assim, no início de 1988, Marcílio Mendonça, embalado nesse objetivo e em sociedade com o guitarrista Ronaldo Pessoa, egresso do rock (Banda Posh e outra bandas) e contando com a ajuda imprescindível de sua esposa Goretti e de Maria Helena, tecladista e esposa de Ronaldo, vieram a fundar o PROAUDIO Studio, com apenas 8 canais, num prédio em dimensões modestas mas bem estruturado em acústica, construído sobre a garagem de sua casa no bairro Ellery na zona oeste de Fortaleza.
Juntos, desenvolveram um trabalho bastante importante pois, naquela época só havia o PROAUDIO em atividade no Ceará, gravando discos e produzindo também para a área de publicidade apesar da difícil concorrência com os estúdios de jingles do Sul. Quem conhece o Ceará por dentro sabe bem o que significa o provérbio do "santo de casa". Após um bom convívio em sociedade, Marcílio e Ronaldo vieram a se separar amigavelmente a partir do mês de outubro do ano de 1994.
A partir daí Ronaldo criou o seu Trilha Sonora dedicado mais à publicidade e Marcílio juntamente com sua esposa Goretti, passou a conduzir o PROAUDIO Studio, continuando o caminho de sempre, o de valorizar o trabalho local, procurando sempre fazer o melhor possível para a satisfação de seus clientes.
Em sua trajetória o PROAUDIO Studio gravou centenas de artistas. Do anônimo que nunca chegou a lançar seu trabalho, ao artista consagrado pela crítica e pelo público. Seria injusto citar apenas alguns dos nossos clientes. Temos orgulho de tê-los como clientes e amigos. Aliás, essa é uma das nossas características: a cada cliente fazemos um amigo e hoje são milhares de amigos que temos no Ceará e em vários estados brasileiros além de alguns no exterior.
No dia 2 de setembro de 2013, o Proaudio Studio transferiu-se para uma nova sede própria, situada na Rua Mariana Pinto Bandeira 152 no Bairro Luciano Cavalcante, em uma moderna estrutura para dar continuidade ao trabalho de mais de 25 anos.